terça-feira, 23 de março de 2010

Os Tipos de Teologia


O estudo da teologia pode ser dividido de acordo com a forma que se estuda. Podemos dividir o estudo teológico de acordo com: A época, por ponto de vista e por ênfase.
1 Por Época
É a teologia estudada de acordo com os períodos históricos da teologia. Esta teologia é ligada com as disciplinas história eclesiástica ou a história da teologia. Os estudos da teologia por época podem estudar: a Teologia Patrística, a Teologia Medieval, a Teologia Reformada e a teologia contemporânea.

1.1 Teologia Patrística
A teologia Patrística é o pensamento teológico dos discípulos dos apóstolos que na tentativa de fazer uma apologia contra os perseguidores do cristianismo nos primeiros séculos da era cristã sistematizaram as primeiras doutrinas cristãs como a Trindade e a divindade de Cristo.

1.2 Teologia Medieval Ou Idade das Trevas
É o período que começa com a “conversão” de Constantino ao cristianismo e a formação da Igreja Católica Romana. Este período é conhecido como Idade das trevas (450 – 1500 d.C ). Para a Europa ocidental, a primeira parte da idade média foi um período de tumulto e anarquia, começando com o colapso do Império Romano. Houve sucessivas ondas de invasões Barbara que não acabaram até que os invasores finalmente se “converteram ao cristianismo” e se estabeleceram. Na maior parte deste período houve pouquíssimos saber, e a herança do passado esteve em perigo de ser perdida.
Durante este período a teologia ficou confinada grandemente nos mosteiros e por isso é chamada de teologia monástica. Neste período surgiu o maior teólogo da igreja católica Tomas de Aquino, que inaugurou uma nova teologia chamada escolástica que tentava explicar a existência de Deus por meio de provas lógicas chamada de teologia natural.


1.3 Teologia Reformada
O período da teologia reformada foi marcada por controvérsias e grandes disputas, esta época viu surgir dois grandes sistemas a Teologia Reformada e a Contra Reforma da Igreja católica. A teologia Reformada marca o fim do período das trevas e o inicio de buscar novamente o sentido verdadeiro das escrituras. O período reformado começou com Martinho Lutero no dia 31 e Outubro de 1517 quando pregou as 95 teses na porta da igreja de Wittenberg na Alemanha.

1.4 Teologia Contemporânea
A teologia contemporânea teve mais erros do que acertos, pois neste período surgiu a teologia liberal o teísmo aberto e outras erva daninhas no meio do cristianismo.

2 Por Ponto de Vista
O Estudo da teologia pelo ponto de vista ele analisa os escritos dos teólogos separadamente. As principais correntes estudadas são:

2.1 Teologia Rabínica
Do hebraico rabi (Meu mestre) doutrina formulada pelos rabinos com base no AT e nas tradições talmúdicas. De uma forma geral, acha-se a teologia rabínica contaminada de tantos acréscimos e tradições que, hoje, não passa de uma seita se comparada à religião dos profetas hebreus.

2.2 Teologia Joanina
É o estudo dos escritos do Apóstolo João. A sua teologia enfatiza muito a divindade de Cristo, uma vida de santificação e uma forte ênfase escatológica. O apóstolo João nos apresenta a Jesus como o Logos de Deus, o próprio Deus encarnado.


2.3 Teologia Petrina
É a teologia que estuda os Escritos dos Apóstolo Pedro, em sua teologia este apostolo faz um conciliação entre a teologia destinada aos judeus e a teologia destinada aos gentios, pois o Senhor Deus quebrou uma barreira no coração de Pedro a respeito dos gentios registrado no livro de Atos , na qual Pedro tem uma visão na qual Deus diz que purificou os gentios.

2.4 Teologia Tiaguina
É o estudo do pensamento do Apostolo Tiago o irmão do Senhor, foi bispo de Jerusalém (Gl 1.19) a sua teologia é mais judaica pois ela foi endereçada aos judeus cristãos que foram dispersos pela perseguição movida pelo império Romano contra os Judeus (Tg 1.1), esta epistola é mais prática do que doutrinária. A teologia de Tiago é mais prática do que ensinamentos a respeito de doutrinas. Este apóstolo dá uma ênfase sobre a tentação, a pratica da Palavra de Deus, na qual os cristãos devem ter uma vida piedosa. (Tg 1.12-27; 3.13-18; 4.4-10).

2.5 Teologia Paulina
A teologia Paulina consiste no estudo das doutrinas dos apóstolo Paulo. Ele é considerado o maior sistematizador da teologia Cristã. Paulo foi escolhido por Deus para levar o evangelho aos gentios pois ele era tanto judeu como cidadão Romano, ele conhecia tanto a lei de Deus como também o pensamentos dos gentios, pois ele era familiarizado com o mundo Greco-romano, assim este apóstolo no seu compendio teológico não havia nenhuma contaminação judaizante na sua proclamação do evangelho .



2.6 Teologia Católica
É o estudo de todo o pensamento da teologia católica. Que começou a florescer com a “conversão de Constantino”, com isto o bispo de Romana começou a pedir a primazia entre todos os bispos da cristandade, com isto ouve uma divisão dentro da cristandade, pois o bispo da igreja grega não aceitou a primazia do bispo de Roma com isto a cristandade ficou dividida em Igreja Ortodoxa (Linhagem Grega) e Igreja Católica Romana ( Linhagem Romana).

2.7 Teologia Luterana
É o estudo feito através do escritos de Martinho Lutero, o precursor da reforma protestante no mundo. A Teologia Luterana é estruturada em torno de três doutrinas fundamentais. Sola scriptura (Somente a Escritura), Sola gratia (somente a graça) e sola fide (somente a fé). A teologia luterana tem como premissa fundamental de que a Escritura é a fonte autorizada da teologia e da vida e ensino da igreja. A escritura é a própria Palavra de Deus por este motivo é a autoridade suprema de todo o cristão. O verso tema da vida de Lutero foi “visto que a justiça de Deus se revela no evangelho, de fé em fé, como está escrito:O justo viverá por fé.” (Rm 1.17).

2.8 Teologia Calvinista
A teologia calvinista é o estudo partindo do ponto de vista de João Calvino o grande reformador de Genebra na Suíça. A teologia Calvinista é conhecida como Teologia Reformada, Calvino ele sistematizou a teologia cristã através de sua obra “A institutas da Teologia Cristã”. A teologia Calvinista dá uma ênfase na Soberania De Deus.

2.9 Teologia Arrminiana
A teologia Arrminiana preocupa-se em perseverar a Justiça de Deus. Como pode um Deus justo considerar as pessoas responsáveis pela obediência a mandamentos que são incapazes de obedecer? Esta teologia da ênfase a presciência divina. O percussor desta teologia foi o teólogo Holandês Tiago Jacó Armínio em 1618.

3 Por Ênfase
O Estudo por ênfase são as disciplinas que são estudadas no seminário ou faculdade teológicas. As principais áreas da teologia por ênfase são:

3.1 Teologia Sistemática
É a teologia organizada logicamente e ordenada das verdades alusivas a Deus e ao seu relacionamento com o homem, num sistema doutrinário, cultural e historicamente coeso e harmônico com as Escrituras do Antigo Testamento e com o Novo Testamento. A teologia sistemática é conhecida também como dogmática ou teologia doutrinária. As principais doutrinas estudadas são a Teologia Própria (O Estudo da Doutrina de Deus), a Cristolologia (A doutrina de Cristo), Pneumatologia (A doutrina do Espírito Santo), Antropologia Teológica (A doutrina do Homem), Hamartiologia (A doutrina do pecado), Soteriologia (A doutrina da Salvação), Eclesiologia (A doutrina da Igreja) e a Escatologia (A doutrina das Últimas Coisas).

3.2 Teologia Bíblica
A Teologia Bíblica é a analise dentro dos textos bíblicos analisados separadamente. Com o auxilio da teologia exegética e da teologia histórica. Podemos dividira a teologia em a Teologia do Antigo Testamento e a Teologia do Novo Testamento.

3.3 Teologia Exegética
A teologia exegética se ocupa diretamente do estudo do texto sagrado e assuntos relacionados, tais como auxilio na restauração, orientação, interpretação daquele texto. Inclui o estudo das línguas da Bíblia, da Arqueologia Bíblica, Hermenêutica.
A exegese do grego Exegse consiste em extrair de um texto qualquer mediante legítimo método de interpretação que se encontra ali. A palavra exegese. A palavra exegese ela é oriunda de duas palavras gregas ek (arranco para fora) + egnomai (penso, interpreto), portanto segundo a origem da palavra exegese é arrancar para fora do texto. A teologia exegética extrai os conteúdos da teologia Bíblica e da Sistemática.

3.4 Teologia Apologética
A teologia Apologética é aquela que procura defender a fé com as armas da razão. A teologia apologética estuda as seitas e as heresias e como defender o cristianismo das seitas heréticas e da defesa contra os inimigos do cristianismo.

3.5 Teologia Pastoral
A teologia prática trata da aplicação da teologia na regeneração, educação e serviço dos homens. Ela busca aplicar à vida prática aquilo que os outros três departamentos da teologia contribuíram. A teologia prática abrange as disciplina homilética, administração eclesiástica, teologia da vida cristã, educação cristã e missões.

3.6 Teologia Histórica
A teologia histórica traça a história do povo de Deus através da Bíblia e da igreja desde a época de Cristo. Ela trata das origens, desenvolvimento e dispersão da verdadeira religião e também de suas doutrinas, organizações e práticas. Ela abrange a história das igrejas, história das Missões, História da doutrina e a história dos credos e confissões.

3.7 Teologia Moral
A teologia moral tendo como base as Sagradas Escrituras e os vários ramos da tradição e jurisprudência cristãs visa resolver os problemas e duvidas quanto à conduta do cristão em sociedade. As disciplinas estudadas na teologia moral são a ética cristã e a bioética.

15 comentários:

  1. qual as erradas e quais as mais proximas de Cristo?

    ResponderExcluir
  2. Não há a(s) errada(s) nem a(s) certa(s), mas há a tentativa de acertar. Daí a justificação. Não somos justos, mas justificados; não somos santos, mas santificados. É um processo.

    ResponderExcluir
  3. Quais as referências foram usadas para criar o texto?

    ResponderExcluir
  4. Obrigado professor por sua contribuição para o nosso crescimento intelectual e espiritual.

    ResponderExcluir
  5. você pode nos informar as referências?

    ResponderExcluir
  6. Muito bom, texto curtos e práticos para se compreender os diversos tipos de teologia.

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde, professor! Sou Catolico e estudante de Direito e adorei seu post, muito didático. Gostaria muito que todos os sites Protestantes fossem igual ao seu. Obrigado e estarei intercedendo em orações, junto a Jesus pelo senhor! Paz e bem!!!

    ResponderExcluir
  8. professor,o que é teologia genebresa?

    ResponderExcluir
  9. muito bom este texto......sou professor de teologia, aproveitei muito....obrigado professor

    ResponderExcluir
  10. Obrigado meu querido por esta palavra tão especial é bem proveitosa

    ResponderExcluir
  11. não existe estes tipo de Teologia o que Existem e Cartas escrevi da por esses Personagem que a Midiã o Classifica de Ramificação teologia portanto e bom que se Corrija e Publique somente a Verdade e não propaga na enganosa

    ResponderExcluir