terça-feira, 2 de março de 2010

O que é teologia?

1.1 A Etimologia da Palavra Teologia.
A palavra Teologia é formada por duas palavras gregas: theos + Logia logia. A palavra theos é traduzida por Deus e a palavra logia é traduzida por: tratado, estudo, palavra, discurso, conversa, pregação, razão. Etimologicamente podemos definir a Teologia como o estudo, discurso ou tratado sobre Deus. Quando falamos sobre Deus estamos fazemos uso do conceito teologia. Todas as culturas têm uma teologia, no sentido geral, existe a teologia hindu, a teologia budista, a teologia mulçumana e nós temos a nossa teologia que é a teologia cristã.

1.2 Definições sobre o estudo da Teologia.
Dentro do campo de teologia existe varias definições feitas por teólogos de várias denominações. Veremos algumas delas:
O Teólogo presbiteriano Júlio A. Ferreira define o estudo da teologia como: “é uma apresentação das realidades espirituais apresentadas na Bíblia de modo a nos dar uma visão de seu conjunto e de suas relações.” Já o teólogo Batista Roger Olson define o estudo da teologia como: A Teologia é a tentativa de penetrar abaixo da superfície da vida e alcançar o entendimento mais profundo acerca de Deus. A teologia busca entender o Ser supremo, sua natureza e seu relacionamento com o mundo.

O Teólogo Presbiteriano B.B. Warfield (1896) definiu ao estudo teológico como “É a ciência que discorre acerca de Deus e do seu relacionamento com o homem e o mundo.” O teólogo Pentecostal Myer Pearlman vê o estudo da teologia como: a ciência que trata do nosso conhecimento de Deus e das suas relações para com o homem, ou ainda “consiste em fatos relacionado com Deus e com as coisas de ordem divina, apresentadas de uma maneira lógica e ordenada.
Podemos notar em todas estas definições que há uma relação de Deus para com os homens. Quando estudamos a teologia podemos ver que, a teologia é o estudo de Deus através da revelação.
Que Deus o Abençoe !!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário