quarta-feira, 3 de março de 2010

As Atitudes dos Cristãos Diante das Dificuldades Da Vida

Texto Base: Dt 8.1-5

1) Cuidareis de cumprir todos os mandamentos que hoje vos ordeno, para que vivais, e vos multipliqueis, e entreis, e possuais a terra que o Senhor prometeu sob juramento a vossos pais.
2) Recordar-te-ás de todo o caminho pelo qual o Senhor, teu Deus, te guiou no deserto estes quarenta anos, para te humilhar, para te provar, para saber o que estava no teu coração, se guardarias ou não os seus mandamentos.
3) Ele te humilhou, e te deixou ter fome, e te sustentou com o maná, que tu não conhecias, nem teus pais o conheciam, para te dar a entender que não só de pão viverá o homem, mas de tudo o que procede da boca do Senhor viverá o homem.
4) Nunca envelheceu a tua veste sobre ti, nem se inchou o teu pé nestes quarenta anos.
5) Sabe, pois, no teu coração, que, como um homem disciplina a seu filho, assim te disciplina o Senhor, teu Deus.

O livro de Deuteronômio (repetição da Lei) foi escrito para a geração que iria tomar posse da terra prometida, pois a geração que saiu do Egito morreu no deserto, por causa da rebelião e murmuração que fizeram diante de Deus, dos que sairão do Egito só dois homens tiveram o privilégio de entrar na terra prometida, Josué e Calebe permaneceram fiéis a Deus em todas as circunstancias. Moisés no livro de Deuteronômio esta preparando a nova geração para que eles não praticassem as obras de seus pais, Deus usou toda aquela situação para ensinar o seu povo (Dt 8.5).
Deus permitiu toda aquela situação no deserto para ensinar todas as gerações futuras, para que possamos ter exemplos da forma que Deus age em nossa vida e para que possamos ter esperança (Rm 15.4 pois tudo quanto, outrora, foi escrito para o nosso ensino foi escrito, a fim de que, pela paciência e pela consolação das Escrituras, tenhamos esperança).
Quando passamos por algum problema ou alguma dificuldade, Deus usa estas dificuldades para nos ensinar e transformar alguma área de nossas vidas que precisam ser transformadas. Temos que entender que Deus usa as dificuldades da vida para nos purificar da mesma forma que o ourives purifica o ouro, com o seu cadinho. Quando o garimpeiro acha uma pedra de ouro, esta pedra de ouro é negra que muitas vezes é confundida com qualquer pedregulho, mas quando esta pedra de ouro chega às mãos do ourives, ele pega esta pedra coloca no cadinho e leva ao fogo, quanto mais o ouro fica no fogo, mais purificado e precioso fica. Assim somos nós nas mãos de Deus, Ele é o ourives e nós somos a pedra de ouro, o fogo são as dificuldades da vida, o sofrimento ou provação, depois de passarmos por este processo veremos os benefícios e poderemos dizer para o Senhor: O Senhor sabe todas as coisas!!! Veja o que o apostolo Tiago disse sobre o sofrimento ( “Meus irmãos, tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações, sabendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança.Ora, a perseverança deve ter ação completa, para que sejais perfeitos e íntegros, em nada deficientes" Tg 1.2-4).
Deus usa as dificuldades da vida para ensinar (disciplinar) os seus filhos. Hoje iremos ver quais as atitudes que devemos ter perante as dificuldades da vida:

I. Devemos Confiar Em Deus. (Sl 37.5 - Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais ele fará.) A confiança em Deus é o maior meio de descansar, pois confiança mostra que você conhece a pessoa intimamente e você conhece o caráter da pessoa em que você coloca a sua confiança. Na vida Cristã já tivemos muitas provas do cuidado de Deus sobre as nossas vidas. Quantos livramentos o Senhor Deus nos deu? Quantas vezes Deus supriu as nossas necessidades? Quantas vezes quando estávamos tristes ou abatidos e o Senhor nos consolou com Sua palavra? Existe muitas outros benéficos já recebemos do Senhor temos que no dia a dia não esquecer de nenhum de Seus benefícios (Sl 103.2 -Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e não te esqueças de nem um só de seus benefícios.), e quando estudamos a sua palavra temos prova de que todos esses cuidados continuarão todos os dias de nossas vidas ( Sl 48.14 - que este é Deus, o nosso Deus para todo o sempre;ele será nosso guia até à morte.; Is 46.4 - Até à vossa velhice, eu serei o mesmo e, ainda até às cãs, eu vos carregarei; já o tenho feito; levar-vos-ei, pois, carregar-vos-ei e vos salvarei.).
1. Confiar Nas Promessas de Deus. Um dos maiores exemplos de confiança na promessa de Deus foi Abraão. Abraão quando obteve a promessa de Deus sobre a terra prometida, ele saiu de Ur dos Caldeus (Atual Iraque) e foi para Siquém andou cerca de 642 Km a pé, sem saber para onde ia, mas guiado por Deus e confiando em Deus Abraão foi o Cristovão Colombo do Antigo Testamento (Hb 11.8 - Pela fé, Abraão, quando chamado, obedeceu, a fim de ir para um lugar que devia receber por herança; e partiu sem saber aonde ia).
Ele confiou inteiramente em Deus, uma das bases de uma aliança é a confiança. Depois Deus prometeu um filho e depois que nasceu Isaque o filho prometido, Deus pede para Ele sacrificar Isaque. Abraão como confiava em Deus cria que o Senhor poderia ressuscitar Isaque (Hb 11.17-19 - Pela fé, Abraão, quando posto à prova, ofereceu Isaque; estava mesmo para sacrificar o seu unigênito aquele que acolheu alegremente as promessas, a quem se tinha dito:Em Isaque será chamada a tua descendência; porque considerou que Deus era poderoso até para ressuscitá-lo dentre os mortos, de onde também, figuradamente, o recobrou.) na confiança em Deus Abraão disse para os seus servos que depois do sacrifício eles iriam voltar (Gn 22.5 - Então, disse a seus servos: Esperai aqui, com o jumento; eu e o rapaz iremos até lá e, havendo adorado, voltaremos para junto de vós.) Isaque vendo o local do sacrifício fez uma pergunta que poderia ter trazido tristeza no coração de Abraão, mas Abraão de novo faz uma declaração que mostra uma confiança sem reserva para com o Senhor Deus vejamos: (Gn 22.6-8 - Tomou Abraão a lenha do holocausto e a colocou sobre Isaque, seu filho; ele, porém, levava nas mãos o fogo e o cutelo. Assim, caminhavam ambos juntos. Quando Isaque disse a Abraão, seu pai: Meu pai! Respondeu Abraão: Eis-me aqui, meu filho! Perguntou-lhe Isaque: Eis o fogo e a lenha, mas onde está o cordeiro para o holocausto? Respondeu Abraão: Deus proverá para si, meu filho, o cordeiro para o holocausto; e seguiam ambos juntos.) neste trecho é revelado um dos vários nomes de Deus – Jeová Jireh (Deus Proverá), Abraão sabia que Deus poderia reverter qualquer situação. E a sua fé em Deus foi honrada, Deus proveu o Cordeiro. E este episódio também ocorreu um dia em nossas vidas – Isaque seria a humanidade (eu e você), e o cordeiro é o Senhor Jesus que foi sacrificado em nosso lugar.
2. Confiar Na Fidelidade de Deus. Um dos atributos de Deus é a fidelidade. Na fidelidade de Deus podemos ter certeza que Ele cumpre todas as suas promessas, pois Deus não pode mentir (Nm 23.19 - Deus não é homem, para que minta;nem filho de homem, para que se arrependa. Porventura, tendo ele prometido, não o fará?Ou, tendo falado, não o cumprirá?). Deus cumprirá todas as suas promessas independentemente de nossa atitude pois Ele é Fiel ( II Tm 2.13 - se somos infiéis, ele permanece fiel,pois de maneira nenhuma pode negar-se a si mesmo.). O profeta Isaias disse que a Palavra de Deus não voltará vazia, mas vai cumprir tudo aquilo pela qual ela foi designada. (Is 55.10-11 - Porque, assim como descem a chuva e a neve dos céus e para lá não tornam, sem que primeiro reguem a terra, e a fecundem, e a façam brotar, para dar semente ao semeador e pão ao que come, assim será a palavra que sair da minha boca: não voltará para mim vazia, mas fará o que me apraz e prosperará naquilo para que a designei.).

II. Devemos Perseverar Diante De Deus. Perseverança é uma das atitudes que Deus mais espera de seus filhos. Jesus disse que aquele que perseverar até o final será salvo (Mt 24.13 - Aquele, porém, que perseverar até o fim, esse será salvo).
1. Perseverar na fé Hb 11.38 “todavia, o meu justo viverá pela fé; e:Se retroceder, nele não se compraz a minha alma.” Na palavra de Deus temos exemplos de homens que perseveram na fé. Um desses homens foi José no Egito, em meio as dificuldades encontradas no Egito ele perseverou na fé em Deus, perseverando no temor a Deus, preferindo perder a sua vida do que desonrar a Deus. Ele cria que um dia Deus iria cumprir as suas promessas em sua vida. Ele sabia que tudo aquilo que ele estava passando tinha um propósito. Ele declarou para os seus irmãos que foi Deus que levou ele para o Egito para salvar o seu povo da destruição ( Gn 50.19-21 - Vendo os irmãos de José que seu pai já era morto, disseram: É o caso de José nos perseguir e nos retribuir certamente o mal todo que lhe fizemos. Portanto, mandaram dizer a José: Teu pai ordenou, antes da sua morte, dizendo: Assim direis a José: Perdoa, pois, a transgressão de teus irmãos e o seu pecado, porque te fizeram mal; agora, pois, te rogamos que perdoes a transgressão dos servos do Deus de teu pai. José chorou enquanto lhe falavam. Depois, vieram também seus irmãos, prostraram-se diante dele e disseram: Eis-nos aqui por teus servos. Respondeu-lhes José: Não temais; acaso, estou eu em lugar de Deus? Vós, na verdade, intentastes o mal contra mim; porém Deus o tornou em bem, para fazer, como vedes agora, que se conserve muita gente em vida. Não temais, pois; eu vos sustentarei a vós outros e a vossos filhos. Assim, os consolou e lhes falou ao coração.).

2. Perseverar na oração Rm 12.12 “alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração;” Daniel perseverou na oração quando foi proibido de Orar (Dn 6) e Deus lhe revelou coisas profundas sobre os fins dos tempos. A igreja primitiva perseverava em oração quando havia perseguição (At 5.17-32).

Conclusão:
1. Tudo aquilo que acontece em nossa vida, tem por objetivo de conhecer mais e mais o Senhor, como no caso de Jó (Jó 42.2-5 - Com o ouvir dos meus ouvidos ouvi, mas agora te vêem os meus olhos).
2. Todas as dificuldades em nossas vidas, Deus tem um propósito definido em nossas vidas (Rm 8.28 - E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados por seu decreto.) e Nenhum propósito de Deus pode ser frustrado (Jó 42.2 - Bem sei que tudo podes, nenhum dos teus planos pode ser frustrado.).
3. Jesus nos ensina em que passaríamos por aflições,mas que as venceríamos ( Jo 17.33 - no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo; eu venci o mundo.).

Deus os Abençoe!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário